Objetivos

O que é patrimônio? Segundo os especialistas é o conjunto de bens, de natureza material e/ou imaterial, que guarda em si referências à identidade, a ação e a memória dos diferentes grupos sociais. É um elemento importante para o desenvolvimento sustentado, a promoção do bem-estar social, a participação e a cidadania. Mas por que é necessário preserva-lo? Por que não se vive sem memória! E a memória é a imagem viva de tempos passados.  Todos os bens que constituem os elementos formadores do patrimônio são ícones repositórios da memória, permitindo que o passado interaja com o presente, transmitindo conhecimento e formando a identidade de um povo.[1]

O Blog Santos Antiga foi criado com o intuito de revelar imagens da arquitetura da cidade que fazem parte do cotidiano do cidadão, que sem perceber tem em seu percurso diário verdadeiros exemplares da cidade do passado.

Revelando imagens significativas de uma arquitetura antiga e conservada em seus aspectos originais faz com que nossa memória revisite  o passado trazendo sensações de pertencimento e valor cultural.           

A Arquitetura Santista espalhada pelos 39 km² da Ilha de São Vicente é uma colcha de retalhos que foi sendo costurada paulatinamente através da implantação dos canais de drenagem de Saturnino de Brito. A expansão se deu em números: um, dois,três … sete ! E a arquitetura foi sendo a protagonista. Dos remanescentes coloniais e barrocos ao conceito modernista. 

As imagens que serão publicadas permitirão uma leitura agradável dessa arquitetura antiga e ainda presente, primordialmente do século passado, causando curiosidade e surpresa.

A arquitetura de uma cidade é seu patrimônio. Se ela perpassa pela renovação natural das cidades através dos tempos ela se transforma em objeto da memória do cidadão que de alguma forma vai valorizar e reviver seu passado.


[1]Patrimônio histórico: como e por que preservar/ coordenação de: Nilson Ghirardello e Beatriz Spisso; colaboradores: Gerson Geraldo Mendes Faria [et al.]. — Bauru, SP: Canal 6, 2008.[1]